Image

INOVAÇÃO

As actividades de inovação de Front-End têm como propósito identificar novas ideias com potencial de criação de valor para o negócio. Assumindo um contexto de planeamento estratégico de inovação do tipo Stage-Gate®, e tendo como ponto de partida um ‘pipeline’ de ideias gerado a partir de diferentes fontes e técnicas, o sistema ADVANTAGE permite identificar, entre todas as opções de investimento disponíveis, aquelas com maior potencial de criação de valor económico e com alinhamento com as políticas de risco e objectivos estratégicos do negócio. Desta forma, o ADVANTAGE apoia a constituição de um processo formal de alocação de recursos de investimento associados a uma estratégia de Inovação.

As ferramentas ADVANTAGE permitem uma abordagem estruturada e sistemática de avaliação de ideias segundo o potencial de criação de valor ponderado por quatro tipos de riscos associados à execução de projectos de inovação: desenvolvimento do projecto (riscos de tempo de execução, custo e qualidade técnica); financiamento (estrutura de capital); ecossistema de mercado (riscos de co-inovação e adopção); e de capital humano (riscos de competências técnicas).
Image

Referências

P Koen, et al (2014) Managing the front end of innovation (part I & II), Res. Tech Management.
R.G. Cooper (2008) The Stage-Gate Idea-to-Launch Process – Update, What’s New and NexGen Systems J. Product Innov. Management, 25.
C. Monteiro dos Santos (2014) Development of an Integrated Framework for the definition of Technology Strategies, Phd Thesis, U. Minho.

Image
Image
Image