INOVAÇÃO
As actividades de inovação de Front-End têm como propósito identificar novas ideias com potencial de criação de valor para o negócio. Assumindo um contexto de planeamento estratégico de inovação do tipo Stage-Gate®, e tendo como ponto de partida um ‘pipeline’ de ideias gerado a partir de diferentes fontes e técnicas, o sistema ADVANTAGE permite identificar, entre todas as opções de investimento disponíveis, aquelas com maior potencial de criação de valor económico e com alinhamento com as políticas de risco e objectivos estratégicos do negócio. Desta forma, o ADVANTAGE apoia a constituição de um processo formal de alocação de recursos de investimento associados a uma estratégia de Inovação.
As ferramentas ADVANTAGE permitem uma abordagem estruturada e sistemática de avaliação de ideias segundo o potencial de criação de valor ponderado por quatro tipos de riscos associados à execução de projectos de inovação: desenvolvimento do projecto (riscos de tempo de execução, custo e qualidade técnica); financiamento (estrutura de capital); ecossistema de mercado (riscos de co-inovação e adopção); e de capital humano (riscos de competências técnicas).
As ferramentas ADVANTAGE permitem uma abordagem estruturada e sistemática de avaliação de ideias segundo o potencial de criação de valor ponderado por quatro tipos de riscos associados à execução de projectos de inovação: desenvolvimento do projecto (riscos de tempo de execução, custo e qualidade técnica); financiamento (estrutura de capital); ecossistema de mercado (riscos de co-inovação e adopção); e de capital humano (riscos de competências técnicas).
Referências
P Koen, et al (2014) Managing the front end of innovation (part I & II), Res. Tech Management.
R.G. Cooper (2008) The Stage-Gate Idea-to-Launch Process – Update, What’s New and NexGen Systems J. Product Innov. Management, 25.
C. Monteiro dos Santos (2014) Development of an Integrated Framework for the definition of Technology Strategies, Phd Thesis, U. Minho.